Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ocuparam a reitoria da instituição na quinta-feira (18) para exigir o pagamento imediato das bolsas e auxílios, em atraso há mais de dois meses. Muitos estudantes têm enfrentado, por conta dos atrasos, dificuldades de pagar suas contas e, inclusive, ameaças de despejo. A ocupação continua nesta segunda-feira (22), ainda sem respostas concretas por parte da reitoria da UFS.
Na segunda-feira (15), os estudantes haviam realizado uma manifestação contra os atrasos, que culminou em uma conversa com o reitor da UFS. Ele informou que o atraso ocorreu porque o Ministério da Educação (MEC) não havia repassado a verba, mas que, como o dinheiro teria acabado de entrar, em dois dias as bolsas seriam pagas.
No entanto, isso não ocorreu. Apenas algumas bolsas foram pagas, e de maneira incompleta. A nova justificativa da reitoria foi de que o erro foi do Banco do Brasil, e que na segunda-feira (22) tudo seria regularizado. “Nós não acreditamos nisso, por conta de uma série de promessas não cumpridas. Por isso decidimos ocupar a reitoria até que haja garantia do pagamento”, afirma um estudante de teatro da UFS, que é bolsista e pediu para não ser identificado.
Os estudantes decidiram realizar a ocupação em assembleia na quinta (18). “A situação está muito triste. Há estudantes sendo ameaçados de despejo por conta dos atrasos, e outros sem dinheiro sequer para pagar o transporte, já que a passagem aumentou e o auxílio-transporte também está atrasado”, completa o estudante.