A ADUFERSA realizou um importante debate em Mossoró e Angicos na última terça-feira (18/10), com o tema: “A PEC 241 e seus impactos sobre as políticas de educação e de ciência e tecnologia”.
A exposição inicial foi feita pelo Professor da Universidade do Estado do Ceará (UECE) e diretor do ANDES, Epitácio Macário. O professor apresentou uma retrospectiva do processo político e social brasileiro desde os anos 1980, processo este que garantiu direitos sociais e trabalhistas ao conjunto da população na Constituição de 1988; tratou do do projeto neoliberal nos anos 1990 e, posteriormente, da era definida por alguns estudiosos como neodesenvolvimentismo até a sua crise aguda, explicitada a partir de 2014.
Segundo Macário, a alternativa dos setores do capital para superação da atual crise é um redesenho do papel do Estado em relação às políticas sociais e econômicas, que significa uma brusca redução dos recursos aplicados em setores fundamentais, como saúde e educação, além da redução de salários. É nesse contexto e com esses objetivos que o atual governo, atendendo aos interesses do capital financeiro, busca impor à sociedade a PEC 241.
Posteriormente, abriu-se para a participação dos presentes, que apresentaram indagações à mesa, bem como alternativas à proposta do Governo. A discussão apontou ainda para a construção de um processo social amplo de resistência, com ações e proposições de políticas públicas capazes de contribuir para o desenvolvimento do país com democracia, ampliação de direitos e distribuição de renda.
Confira algumas fotos do debate em Angicos (clique para ampliar) :