ADUFERSA participa do 15º Conad Extraordinário

A Adufersa participou da 15ª edição do CONAD extraordinário do Andes/ Sindicato Nacional, que foi realizado entre  os dias 11 e 13 de outubro de 2024, em Brasília (DF). A seção sindical foi representada pela atual vice-presidente Aline Batista.

Aline destacou a importância da ADUFERSA  participar de espaços nacionais como o  CONAD e conhecer de perto a realidade das diversas seções sindicais no país.

“Estive pela primeira vez num CONAD. Foi um momento rico dentro da perspectiva de tomada de consciência da própria luta sindical, de como se organiza e como se constroem a normativas e acúmulos para direcionamentos de pautas. As TR apreciadas e aprovadas serão encaminhadas ao congresso do Andes.”

Deliberações históricas

O evento foi encerrado com a aprovação de uma decisão histórica, que aponta em direção ao fortalecimento da luta unitária em defesa de todas e todos os setores do magistério que atuam na educação pública do país aprovaram a defesa de 50% do valor do piso salarial de Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (Lei 11.738 de 2008) como o piso gerador para docentes das Instituições Federais, Estaduais, Municipais e Distrital em universidades, institutos federais e Cefets.

Durante a plenária, também foi aprovado que a titulação não seja um impeditivo para se chegar ao topo da carreira, o que reafirma a posição histórica do Andes-SN de defesa de uma carreira sem classes ou hierarquização.  O sindicato também irá lutar para que, nos estados, municípios e Distrito Federal, onde não haja adicional de titulação, que o mesmo seja implantado imediatamente, dando sentido à valorização do processo de formação dos e das docentes.

Confira mais sobre essa deliberação clicando aqui

Além disso, também foram aprovadas 12 outras moções, que abordaram diversos temas, entre os quais a solidariedade com as trabalhadoras e os trabalhadores e estudantes da Argentina, as e os mártires do Oriente Médio e militantes perseguidos na Nigéria, reforçando o caráter internacionalista da luta docente.

As moções também expressaram repúdio à implementação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) em Minas Gerais, ao autoritarismo da Reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que penaliza a greve docente, e à criminalização de professoras e professores que participaram do movimento grevista. Além disso, foi reafirmado o apoio à greve da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O Conad contou com a participação de 244 participantes, de 73 seções sindicais, entre delegadas, delegados, observadoras, observadores e diretores e diretoras do Sindicato Nacional