A Adufersa, representada pela Diretora Adjunta de Aposentados Michelly Fernandes, participou da III Jornada para Assuntos de Aposentadoria, organizada pelo ANDES-SN, que foi realizada entre os dias 7 e 9, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). O encontro teve como principais temas, “os limites do acesso das(os) servidoras(es) públicas(os) à aposentadoria e pensões” e “o engodo dos fundos de pensões, com ênfase no Funpresp”.
Michelly, explicou que a agenda de atividades na jornada foi bem concorrida, com momentos de debate e acesso às discussões que estão sendo travadas acerca dos temas, mas também de panfletagem e atividade política contra o avanço das medidas neoliberais que atacam e precarizam a vida dos servidores públicos e da sociedade em geral.
“Essa jornada tratou sobre questões de previdência e pensões de servidores públicos. Várias entidades se fizeram presentes, não só o ANDES. No primeiro dia tivemos a participação de parlamentares que estão auxiliando o sindicato nacional na tramitação de projetos relacionados à esta temática, bem como, com objetivo de impedir emendas constitucionais que prejudiquem ou tirem mais direitos dos servidores públicos. À tarde fizemos um ato em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, além de panfletagem na rodoviária de Brasília. No segundo dia, tivemos um momento com o Assessoria jurídica e à tarde apresentações conduzidas por membros da diretoria do ANDES. Também houve apresentações culturais no encerramento”, narrou Michelly.
A Diretora da ADUFERSA destacou que o encontro acendeu um importante alerta, sendo fundamental que as seções sindicais fortaleçam o acesso da base às informações relativas ao Funpresp, realizando debates acerca dos riscos das previdências privadas, fortalecendo a luta contra os ataques aos aposentados e aposentadas.
“A percepção geral minha desse evento é que nós servidores conhecemos pouco ou quase nada sobre as mudanças e emendas constitucionais que nos tiram direitos ou limitam nosso acesso à aposentadoria e pensões.” Neste sentido, a diretoria da Adufersa buscará ampliar o debate com a base, promovendo encontros com a assessoria jurídica. Uma sugestão da diretora é trabalhar em grupos de trabalho (GT’s) para tornar essas informações mais “palatáveis” e acessíveis a todos os servidores, seja no momento da posse ou quando próximo à aposentadoria” finalizou.