Começa hoje (13) o 62º Conad do ANDES-SN

13516212_1354334367915253_4737125612913851087_n-e1469190640947

De 13 a 16 de julho, professores do ensino superior federal e estadual de todo o país participam do 62º Conad do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) na cidade de Niterói (RJ). O último Conad aconteceu na cidade de Boa Vista (RR) com a presença de 234 docentes.

O professor Joaquim Pinheiro, integrante da Diretoria da Adufersa, representará os professores e professoras da instituição de ensino.

O encontro, instância deliberativa da categoria, terá como tema central “Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!”. As plenárias serão realizadas no Teatro Popular Oscar Niemeyer, e os grupos de trabalho se reunirão no campus Gragoatá da UFF.

Durante o 62º Conad, os docentes irão debater e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Sindicato Nacional, deliberados durante no 36º Congresso da entidade no início do ano, e também aprovarão as contas da entidade.

De acordo com a presidente do ANDES-SN, professora Eblin Farage, o evento acontece em momento de acirrada conjuntura, após a realização de duas Greves Gerais no Brasil, com ampliação das mobilizações e manifestações para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista e pela saída de Michel Temer da Presidência da República.

“Para nós é estratégico que as deliberações do 62º Conad sirvam para contribuir na nossa organização, para que avancemos na unidade na luta e para que também pautemos, mais uma vez, a defesa intransigente da educação pública, gratuita e de qualidade. Para isso, é necessário que barremos esse conjunto de contrarreformas que estão em curso”, explica Eblin.

A presidente do Sindicato Nacional reforça que esse é um importante momento para a categoria docente. “Os debates irão ajudar a elaborar como o ANDES-SN pode contribuir estrategicamente para a reorganização da classe trabalhadora, pensando que a educação pública, gratuita e de qualidade é uma bandeira que não se restringe a nós professores, mas é que tem que ser defendida e pautada por todos os trabalhadores”, conclui.

Serviço

62° Conad – Tema: “Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!”

Data: 13 a 16 de julho

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (13, 15 e 16) e Campus Gragoatá da UFF (14).