Docentes da Ufersa aderem à Greve Nacional da Educação do dia 15-05

Professores e professoras da Ufersa decidiram em assembleia geral, realizada nos quatro campi da instituição, pela adesão à Greve Nacional da Educação na próxima quarta-feira, 15 de maio, contra a proposta de reforma da previdência e em defesa da Educação e das Universidades Federais, que, a exemplo da UFERSA, vem passando por uma série de ameaças a sua autonomia e por cortes orçamentários que colocam em risco seu funcionamento, nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

As Assembleias nos quatro campi foram bastante representativas e participativas. Os mais de 100 docentes presentes deliberaram pela paralisação nesse dia, unindo-se a outras entidades na preparação  e organização das atividades que acontecerão em Mossoró, Pau dos Ferros, Angicos e Caraúbas.

 

Mossoró – Em Mossoró, será realizado um ato público em conjunto com outras categorias no dia 15/5 pela manhã, em frente à Ufersa. Foi deliberado que os docentes farão uma mobilização interna para fortalecer a participação da comunidade universitária neste ato, além de organizar formas diversas de divulgação à sociedade das atividades desenvolvidas pela Universidade. Também será denunciado o caráter excludente da proposta de reforma da previdência do atual governo, em discussão no Congresso Nacional.

Pau dos Ferros – Em Pau dos Ferros, foi constituída uma comissão para, junto a outras entidades da educação e a outras categorias, traçar estratégias de mobilização. No dia 15, ocorrerá uma marcha pela cidade, apresentando a importância e urgência da defesa das universidades e do ensino público. 

Caraúbas – Em Caraúbas, também foi realizada uma importante discussão acerca dos ataques promovidos pelo Governo e sobre como as recentes medidas podem ser nocivas à Ufersa. No dia 15, professores, estudantes e servidores técnicos da instituição se reunirão, no período da manhã, para produzir cartazes e debater sobre previdência e a universidade pública. Às 16h, somam-se a outras categorias para uma caminhada pela cidade, com saída do Posto Imperial de Caraúbas até a Praça Reinaldo Pimenta, onde ocorrerá um Ato Público.

Angicos – Em Angicos a Adufersa está integrada a outras entidades na organização do ato público do dia 15. Ao lado de Sintest, Sindspan, STTR, DCE/Ufersa e do Centro Acadêmico de Pedagogia/Ufersa, já foi iniciado o processo de mobilização e organização das atividades desse dia. A proposta é que a manifestação tenha como ponto de concentração a Rodoviária da cidade, às 15h, e siga até a praça da Igreja, onde será realizado o ato público.

Veja fotos da assembleia (clique para ampliar):