A greve geral da última sexta-feira (28), organizada por centrais sindicais e uma diversidade de movimentos e instituições, paralisou o país e contou com a participação de milhares de pessoas nas manifestações realizadas por todo o Brasil.
A greve recebeu um amplo apoio da população, que tem rechaçado as reformas da previdência e trabalhista, voltadas ao desmonte e à privatização da previdência pública e a mais exploração da classe trabalhadora.
Em Pau dos Ferros, foi realizado ato no centro da cidade que contou com ampla participação da população do município. A ADUFERSA mobilizou professores e professoras do Campus e se integrou à manifestação.
Em Natal, onde a Greve Geral foi uma das mais bem sucedidas do Brasil, mobilizando cerca de 100 mil trabalhadoras e trabalhadores, a ADUFERSA também convocou a categoria e participou da manifestação que parou a capital potiguar.
Em Mossoró, o destaque vai para a massiva participação na descida do Alto de São Manoel no ato contra a reforma da previdência, principal atividade da Greve Geral na cidade. A mobilização histórica – com mais de 5 mil presentes – contou com grande participação da juventude e dos trabalhadores em geral.
Os docentes da Ufersa, assim como técnico-administrativos e estudantes, participaram em peso. A ADUFERSA se fez presente na construção coletiva da atividade desde o início, junto ao Fórum dos Servidores Públicos do Oeste Potiguar.
O Presidente da ADUFERSA, Joaquim Pinheiro, avaliou a descida do Alto como um momento ímpar para a cidade e de grande importância para a greve geral no âmbito do RN:
“Alguns dizem que foi um dos maiores atos dos últimos dez anos na cidade. Mas ele não apenas foi imenso do ponto de vista quantitativo, como também foi muito representativo, contando com vários segmentos sociais: funcionários públicos e de empresas privadas e muita juventude, demonstrando a ampla oposição às propostas de reformas da previdência e trabalhista em tramitação no Congresso Nacional”, destacou.
Veja mais fotos da Greve Geral em Mossoró: