A ADUFERSA participou, representada pelo diretor Ronaldo Garcia, 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CESTT/RN) do Rio Grande do Norte, que foi realizada entre os dias 3 e 5 de julho em Natal;.
A CESTT/RN é um espaço que visa fortalecer o controle social e ampliar a participação popular na definição de políticas públicas de saúde do trabalhador. Esta conferência está dentro de um ciclo maior de eventos preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que ocorrerá em julho de 2025.
“A última conferência desta natureza ocorreu a 11 anos atrás, onde ainda não existia a figura dos trabalhadores de aplicativos, “uberizados”, entregadores de alimentos ou log. Muitos direitos trabalhistas foram perdidos nesta década, inclusive com a cruel reforma da previdência, portanto, esta conferência é de extrema importância para construir e reformular as nossas políticas públicas em saúde para a nossa classe trabalhadora atual, aqui está sendo decidido o futuro da saúde pública brasileira”, afirmou Ronaldo.
O diretor destacou que a conferência foi importante na promoção de reflexões acerca da organização da classe trabalhadora em torno de um modelo de saúde pública não mercantilizada, que prime pela garantia das necessidades humanas
A saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país não pode ser vista como uma mercadoria e isto se estende para toda a classe trabalhadora mundial. Precisamos reagir às nossas jornadas de trabalho, rever as nossas interações nos locais de trabalho. Nós, trabalhadores e trabalhadoras, merecemos uma vida digna fruto do nosso trabalho”, finalizou Ronaldo.