Na próxima terça e quarta-feira (10/5 e 11/05), o ANDES-SN realiza o processo eleitoral para a diretoria que estará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2016-2018. A votação se dará em todo do território nacional, nos diversos campi das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior, bem como nos Instituto Federais onde há docentes sindicalizados ao ANDES-SN.
Em Mossoró, os docentes da Ufersa poderão votar na sede da Adufersa. Nos demais campi da universidade, as urnas para votação estarão colocadas dentro da instituição: em Pau dos Ferros, na Secretária de Apoio aos Docentes, já em Angicos e Caraúbas no Bloco dos Professores. A votação acontece no horário das 8h às 11h e de 14h às 17h.
Podem votar os docentes sindicalizados até o dia 12 de fevereiro de 2016 e que estiverem em dia com suas contribuições financeiras junto à Tesouraria Nacional até 7 de março deste ano. Aqueles que se encontrarem fora da sua zona eleitoral poderão votar em trânsito em qualquer seção eleitoral, neste caso devem apresentar documento de identidade e contracheque. Já aqueles que votarão em suas seções sindicais, basta apresentar documento de identificação.
Em Mossoró também haverá polo de votação na Associação dos Docentes da UERN – ADUERN, que também é sessão sindical do ANDES/SN. A associação disponibilizará urnas para votação em todas as cidades onde a instituição de ensino estadual possui campi. Em Natal , os docentes também poderão votar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),que possui professores (as) filiados ao ANDES-SN.
Joaquim Pinheiro, presidente da ADUFERSA afirmou que o movimento docente da UFERSA, através da ADUFERSA, tem sempre contribuído com o movimento nacional, seja nas mobilizações, congressos e encontros. “Queremos continuar com esse protagonismo por meio de uma votação expressiva nos quatro campi da UFERSA. Mesmo sendo chapa única é importante a participação dos docentes, através da votação para legitimar a nova diretoria que terá um papel fundamental para o ANDES-SN nessa nova conjuntura”, afirmou Joaquim.
A atual direção do ANDES destacou que a eleição para o sindicato nacional é um acontecimento político da mais alta relevância para os docentes das instituições de ensino superior, no sentido de fortalecer cada vez mais o ANDES-SN como instrumento de organização e representação dos interesses da categoria.
A apuração se dará nos dias 12 e as comissões eleitorais locais têm até às 16 horas do dia 13 (sexta) para encaminhar por meio eletrônico o resultado da eleição na sua respectiva seção sindical.
A nova diretoria será empossada durante o 61º Conselho do ANDES-SN (CONAD), que acontecerá em Boa Vista (RR), entre os dias 30 de junho e 3 de julho.