Assembleia da ADUFERSA define ampliação do mandato da diretoria até o fim de 2020

Decisão foi tomada em virtude da pandemia de Coronavírus

 

A Adufersa aprovou, em assembleia virtual realizada na manhã de hoje (27), a ampliação do mandato da atual diretoria até 01 de dezembro de 2020. A decisão foi tomada em virtude das incertezas provocadas pela pandemia do Coronavírus e a impossibilidade de realização de uma eleição sindical presencial neste momento, conforme determina o estatuto do Andes/Sindicato Nacional.

Também foi discutida a escolha de representantes para participar da 8ª Edição Extraordinária do Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior CONAD/ANDES. Por meio de votação foram escolhidos os professores Thiago Arruda, Jairo Ponte e Josivan Barbosa como representantes titular, suplente e observador, respectivamente.

Outra discussão realizada durante a assembleia se deu a respeito da retomada do calendário letivo regular na UFERSA. Após amplo debate, com intervenções de diversos membros da base, a categoria definiu pelos seguintes encaminhamentos:

“O ensino remoto deve ser considerado como algo excepcional, situado no contexto da pandemia, o que não exclui o aprendizado com as ferramentas e a sua assimilação de forma complementar à educação presencial; É necessário dar encaminhamento à discussão acerca da minuta que se refere às condições do trabalho docente sob o ensino remoto, em especial garantindo-se flexibilidade à avaliação/progressão docente no que diz respeito à carga horária; Assegurar a estrutura necessária, inclusive com ampliação das monitorias/tutorias, aos docentes e aos discentes para a realização das atividades não presenciais;

Por fim, a Diretoria apresentou seu posicionamento acerca do processo de consulta que definiu os nomes da comunidade acadêmica para Reitoria da UFERSA. Após isso, docentes que participavam da assembleia também puderam se posicionar acerca da temática, reforçando a ideia de que a definição sobre os nomes para a administração universitária devem ser escolhidos pelos segmentos de maneira transparente e democrática. Neste ponto, foi aprovada uma resolução que reitera a nota anteriormente publicada pela ADUFERSA se posicionando sobre este tema

VEJA A NOTA COMPLETA AQUI

A Assembleia da Adufersa foi realizada através de uma plataforma virtual e contou com a participação de mais de 90 professores associados e associadas. A experiência foi uma novidade na seção sindical, que até então nunca havia realizado assembleias na modalidade remota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *